Solicite seu orçamento

Ampliar e reciclar conhecimentos em Hematologia Laboratorial dos profissionais, Farmacêuticos, Bioquímicos, biomédicos e médicos, que atuam no diagnóstico hematológico, capacitando-os para o desempenho das técnicas aplicadas a Hematologia, revisando e aprimorando o aprendizado dos princípios fisiológicos que envolvem as células sanguíneas, as patologias e quadros clínicos relacionados com o sangue e a medula óssea, além de aprofundar os conhecimentos em banco de sangue e exames imuno-hematológica, incluindo estudo de reações transfusionais. O curso conta com sala de microscopia, acompanhamento metodológico, número reduzido de alunos em sala de aula, além da tradição de 12 anos especializando e capacitando profissionais em diversas áreas. 

Com uma carga horária de 14 horas, o curso tem como objetivo capacitar o analista clínico a entender a fisiopatologia das doenças hematológicas e com isto proporcionar uma maior qualidade na interpretação dos resultados junto ao médico e ao paciente, com condição de estabelecer a hipótese diagnóstica laboratorial e a conduta laboratorial a ser tomada para o esclarecimento do quadro hematológico.

Conscientizá-lo da necessidade e da importância de um controle de qualidade rígido em todas as fases de realização dos exames hematológicos. É um curso de capacitação essencialmente prático, que abrange as várias áreas da hematologia.

O curso técnicas hematológicas no laboratório clínico é uma proposta voltada aos acadêmicos e profissionais da saúde, o mesmo é uma oportunidade importante no aprimoramento do conhecimento prático na rotina laboratorial do setor de hematologia.

OBJETIVOS

Executar as principais técnicas e metodologias hematológicas no laboratório clínico.

Aplicar e interpretar possíveis diagnósticos laboratoriais das principais patologias hematológicas.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

- Hematopoese (medula óssea e células sanguíneas)

- Hemograma e possíveis interpretações

- Outros exames hematológicos de interesse clínico e laboratorial

- Hemograma completo (contagem de leucócitos totais e diferenciais, contagem de plaquetas, determinação do hematócrito, dosagem de hemoglobina e cálculo dos índices hematimétricos) (Execução prática)

- Contagem de Reticulócitos (coloração supravital) (Execução prática)

- Velocidade de hemossedimentação –VHS (método de westergreen) (Execução prática)

Público Alvo

→ Profissionais e Estudantes da area de saúde:

• Biomédicos;

• Farmacêuticos;

• Bioquímicos;

•  Biólogos;

• Técnicos de Laboratório e

• Técnicos de Enfermagem.

Carga Horária

14 horas

Deseja informações sobre o curso?

Preencha o formulário abaixo e entramos em contato com você esclarecendo dúvidas e fornecendo mais informações sobre o curso do seu interesse.