Solicite seu orçamento

O curso de capacitação Feridas e Curativos – Técnicas e Tratamento é ideal para estudantes e profissionais da área da enfermagem que buscam qualificação. Os participantes são capacitados para identificar e avaliar cada tido de ferimento, e a partir desse conhecimento, adotar procedimentos que garantam a proteção das lesões contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos, prevenindo ou minimizando os riscos de complicações.

O profissional é preparado para classificar as feridas em relação à causa, à evolução, à presença de infecção e quanto ao comprometimento tecidual. Antes da escolha e execução do curativo, é preciso avaliar o ferimento, como foi produzido e qual seu grau de contaminação. A partir de então, é possível iniciar um tratamento adequado, que proteja a ferida e agilize o processo de cicatrização.

A importância do conhecimento da Prevenção e Tratamento de Feridas para a padronização dos produtos e materiais utilizados no tratamento de feridas, busca atender ao Código de ética dos profissionais de enfermagem onde o enfermeiro exerce todas as atividades cabendo primitivamente “cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas” desta forma a equipe de enfermagem deve criar  instrumentos de controle que os permitam exercer a prática (do cuidado com cliente portador de ferida), que envolve a nossa profissão com segurança. 

Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado CETEM de conclusão do Curso de Capacitação de Feridas e Curativos – Técnicas de Tratamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Fisiologia da Pele

  2. Ferida

  3. Classificação de Ferida

  4. Mecanismos de Defesa

  5. Processo de Cicatrizão de Lesões de Pele

  6. Curativos

  7. Prevenção de Lesões

  8. Técnicas de Curativos

  9. SAE Conforme Resolução 272/2002

  10. Passos de A a I de Tratamento da Ferida

  11. Dinâmica com Fotos de Lesões de Pele

  12. Produtos para Tratamento

  13. Escolha do Tratamento

  14. Lavagem das mãos

 

Público Alvo

- Estudantes de Enfermagem;  

- Profissionais de Enfermagem.

Carga Horária

16 Horas

Deseja informações sobre o curso?

Preencha o formulário abaixo e entramos em contato com você esclarecendo dúvidas e fornecendo mais informações sobre o curso do seu interesse.