Solicite seu orçamento

O curso de capacitação em Punção Óssea ofertado pelo CETEM é mais uma opção de aprimoramento para profissionais e estudantes da área da saúde (enfermagem). No curso, são ministrados conteúdos teóricos e práticos para que os profissionais estejam aptos para executar a terapia intraóssea.   

A punção intraóssea consiste na introdução de uma agulha na cavidade óssea, possibilitando acesso à circulação sistêmica venosa por meio da infusão de fluidos na cavidade medular, fornecendo uma via rígida, não colopsável, para a infusão de medicamento e soluções em situações de emergência. O método começou a se popularizar na década de 1940, como via de acesso para administração de soluções, tendo caído em desuso até a década de 1990, quando passou a ser novamente recomendada para execução em crianças e agora, mais recentemente, também vem sendo indicada para uso em adultos.

Ao fim do curso, o aluno receberá o certificado CETEM de conclusão do Curso de Capacitação em Punção Óssea.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Histórico da Terapia Intravenosa

  2. Anatomia da via intraóssea

  3. Anatomia e fisiologia óssea

  4. Indicações, vantagens e contra indicações

  5. Possíveis complicações

  6. Apresentação dos dispositivos intra ósseos

  7. Técnica de punção intra óssea

  8. Aspectos éticos e legais

  9. Aula pratica da técnica e treinamento individual.

Público Alvo

- Médicos;

- Enfermeiros.

Carga Horária

20 Horas

Deseja informações sobre o curso?

Preencha o formulário abaixo e entramos em contato com você esclarecendo dúvidas e fornecendo mais informações sobre o curso do seu interesse.